Com o crescimento da internet, veio a decadência do jornal impresso. As várias mudanças ocorridas nos hábitos, na maneira de pensar e na vida das pessoas, aliadas à queda nas vendas e ao aumento dos preços dos jornais são os principais motivos desse declínio.
Atualmente, é muito fácil descobrir o que acontece a cada minuto. Através da internet, as notícias são atualizadas a toda instante, e ninguém precisa esperar muito tempo para saber dos últimos acontecimentos. Os jornais, que só são distribuídos uma vez por dia, podem demorar para levar as informações a quem precisa. Além disso, são difíceis de manipular, pesados e gastam muito papel. Com toda a consciência ecológica que se tem nos dias de hoje, é difícil ignorar a quantidade de papel utilizada nessa produção.
Isso, no entanto, não resultará no fim do jornalismo escrito. O jornal impresso está com os dias contados, mas há outras maneiras de se levar as notícias para as casas dos leitores. Talvez as revistas, por consistirem em reportagens que não necessitam de atualizações imediatas, consigam sobreviver na sua antiga forma. Outra opção de mudança para os jornais seria seguir esse modelo. Mas, como isso já ocorre nas revistas e os jornais não estão muito determinados a mudar a sua estrutura, essa alteração é improvável.
Mas o futuro do jornalismo escrito consiste principalmente na internet, o mais rápido e eficiente meio de comunicação atual. Contudo, ela também apresenta desvantagens. Entre elas estão a redução de tempo para escrever as matérias, devido à necessidade de rapidez para publicá-las, gerando, assim, uma diminuição em sua qualidade. Além disso, quando se tem um jornal em mãos, normalmente as pessoas o folheiam todo, lendo pelo menos as manchetes e selecionando algumas reportagens em que gostariam de se aprofundar. Já numa página de internet, o leitor não se sente preso ao que está publicado, podendo vir a ler apenas uma notícia isolada, sem nem passar pelas outras.
Para se publicar notícias na internet, são necessários jornalistas. É preciso ter uma equipe que consiga informações, redija os textos e os publique (exatamente como ocorre no jornal impresso). Isso garante um futuro para a profissão, e talvez até gere uma ampliação nas equipes jornalísticas, pois há a possibilidade de serem divulgadas ainda mais informações.
quarta-feira, 1 de abril de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário